UMA JÓIA RARA FAZ 30 ANOS
Trinta anos não são trinta meses. Muito menos trinta dias…Trinta anos são, isso sim, milhares de horas de trabalho duro, de ideias e angústias, de prazeres e brindes e de noites sem dormir. Os trinta anos que tratamos aqui são obra de uma mulher muito especial e de seus fiéis parceiros. A Mesa 3 da Aninha Soares faz 30 anos! É o giro completo de uma geração dedicada a pensar, criar e produzir massas a partir de estética, ética e talento peculiares. São décadas ensinando uma cidade italianada que é possível melhorar com a nossa ginga aquilo que já nasceu delicioso.
Primeiro, Aninha trabalhou para atender seus amigos chefs de cozinha: Emanuel queria uma pasta recheada com galinha d´angola. Carlota queria uma com bacalhau. Charlô encomendou algo chique, mas com a cara da cidade. Mara queria ver um macarrão com o jeito do seu Brasil. E assim ela fez. Construiu um pastifício (ou “pasta e oficio”, como ela diz sorrindo) uma fábrica artesanal para produzir massas deliciosas, desenhadas e feitas à mão: “sou arquiteta de formação e cozinheira de coração”, Aninha ia logo avisando. Os vizinhos sentiram o cheiro, bateram à porta e perguntaram se também podiam comprar aquelas lindezas pra fazer em casa. Aninha nunca fala não para os amigos. A Mesa 3 virou então também uma loja, uma rotisserie, um cantinho de delícias e de acolhimento pra quem chegava e precisava das suas invenções.
As massas da Aninha, como nós amigos apelidamos, viraram clássicos irresistíveis, favoritos das mesas de celebração com nossas famílias, conquistaram fama e prêmios, mas mais importante, caíram no gosto dessa cidade exigente de tantos gostos que ela tem.

E assim é, 30 anos depois…
É bonito ver vibrante um negócio que atravessa uma geração. É bonito ver o sorriso de uma pessoa que não abandona suas convicções e sua paixão pelo fazer. É tudo muito bonito, pois é tudo muito raro. Pra Ana, pasta é oficio. Nesse tempo-espaço, surgiram novas vozes, novos talentos: Helena pediu que Aninha pensasse uma massa com a cara de seu Mani. Bel e Morena queriam ideias que revelassem suas brasilidades. E assim ela fez. Filhos e netos dos primeiros clientes batem todos os dias à porta (muitas vezes pelo whatsapp).
Aninha nunca fala não para os amigos. E por isso segue criando delícias com o espírito do novo tempo. Ela não abre mão de princípios, mas um deles é o de rever crenças, ousar, de se reinventar, de se arriscar. Nascem novos clássicos e novos favoritos a cada estação.
Parece até uma menina, ainda apaixonada e cheia de ambições e energia para encantar toda uma nova turma. Como é bom ver a Aninha trabalhando. Como é bela a trajetória da Mesa 3. Como é gostoso poder estar perto de algo tão raro e tão verdadeiro.
Viva os 30 anos da Mesa 3!
01
Eventos 30 anos
Conheça nossa série de almoços especiais no Pasta-Café, que funciona na varanda da loja do Sumaré, dedicados a mulheres que cruzaram nossa trajetória e ajudaram a moldar a gastronomia brasileira.
02
Galeria
Em 1995, ao abrir a Mesa III Pastifício, Ana Soares consolidou o conceito de um pastifício artesanal em São Paulo, onde massas de alta qualidade são preparadas com técnica e dedicação à mão!